domingo, 22 de dezembro de 2013

O verdadeiro sentido do Natal



Qual é o verdadeiro sentido do Natal?

Creio que o verdadeiro significado do Natal é o amor. João 3:16-17 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.
O verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor.

A verdadeira história do Natal é a história de Deus tornando-se humano na pessoa de Jesus Cristo. Mas porque Deus fez isso? Porque Ele nos ama! Por que o Natal foi necessário? Porque precisávamos de um Salvador! Por que Deus nos ama tanto? Porque Ele é o próprio amor (conforme 1 João 4:8). Por que celebramos o Natal a cada ano? Como gratidão pelo que Deus fez por nós, lembramo-nos do Seu nascimento através da troca de presentes, quando o adoramos e ao sermos especialmente conscientes das necessidades dos pobres e menos afortunados.

O verdadeiro significado do Natal é o amor. Deus amou os seus e forneceu uma maneira única para passarmos a eternidade em Sua presença. Ele deu o Seu único Filho para carregar em nosso lugar todo o peso de nossos pecados. Jesus pagou o preço por completo e, quando aceitamos esse dom gratuito do amor, somos livres da condenação. "Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8).

Queridos, eu resolvi mandar um texto escrito para vocês, ao invés de somente cartões bonitinhos ou apresentações alegres e coloridas. Quis dizer a todos vocês que o Natal prescinde de mesas lotadas de comidas e bebidas, de inúmeros presentes, de corre-corre em lojas e Shopping Center ou quaisquer outras coisas materiais e, portanto, efêmeras.

Quero tentar passar, ainda que tímida e humildemente, a minha ideia de Natal, compartilhando com vocês de uma alegria sem fim numa festa que nunca se acaba, posto que o Natal reproduz-se a cada dia do novo ano que se iniciará em breve.

Portanto quero desejar-lhes, de todo coração, e com o pensamento voltado para Deus, um Feliz e Santo Natal, rogando ao Menino Jesus que as bênçãos desçam copiosamente sobre todos vocês e sobre seus familiares e amigos, ainda que alguns não creiam em Jesus ou até mesmo em Deus.

É o que lhes desejo hoje e sempre.

Jorge Paulo (Rio de Janeiro, Dezembro de 2013).

Um comentário:

  1. Primeiramente devo dizer:
    Obrigada pelos votos... pelas palavras bonitas e sinceras.
    Depois, devo dizer que você conseguiu seu objetivo.
    Sua mensagem foi clara, fundamentada e expressou exatamente o sentido espiritual e único do Natal. Portanto é com a alegria perene desta festa que não tem fim, que desejo-lhe, mais uma vez, um FELIZ NATAL !
    Bênçãos e mais bênçãos sobre você e sua família.
    Ivana

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Ele será analisado e autorizado, brevemente, se não contiver conteúdo inapropriado. Um forte abraço, JP